Alexandre Ragazzi
É especialista em História da Arte do Século XX pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. É mestre e doutor em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas, tendo realizado seu doutoramento em um programa de cooperação com a Università degli Studi di Firenze (Itália). Foi bolsista da Villa I Tatti – The Harvard University Center for Italian Renaissance Studies e da Fundación Carolina. Entre 2011 e 2015, foi professor adjunto da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Teoria e História da Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É membro do Comitê Brasileiro de História da Arte. Seus interesses de pesquisa estão voltados sobretudo para as relações entre pintura e escultura durante o Renascimento e o Maneirismo italianos.
Projeto de pesquisa
Título
A arte e seus modelos
Linha de Pesquisa
Arte e Recepção
Descrição
Sem restrições temporais ou geográficas, este projeto procura reunir temas variados e articular, de um lado, os processos técnicos empregados para a realização de uma obra de arte e, de outro, a noção de modelo enquanto elemento constitutivo e seminal para a produção artística. Nesse sentido, duas vertentes de trabalho poderão ser consideradas:
a) Estudos relativos às funções dos modelos nos processos de criação artística, sendo o termo modelo compreendido tanto em sentido concreto quanto abstrato;
b) Análises de práticas artísticas desenvolvidas com o objetivo de transpor, da maneira mais eficiente possível, o modelo inicial para obra de arte.
Agostino Veneziano. Academia de Baccio Bandinelli. 1531.