Grupos de Pesquisa
Laboratório da Arte Carnavalesca (LAC)
Integrantes
Felipe Ferreira, Marcelo Campos
Tem por objetivo reunir pesquisadores interessados em questionar as abordagens tradicionais do pensamento carnavalesco e propor novos enfoques capazes de colocá-las sob novas perspectivas no campo da arte e da cultura contemporâneas. Procura incentivar discussões que proponham novas teorias do pensamento acadêmico sobre questões ligadas ao carnaval em seu sentido mais amplo, incluindo-se aí as formas assumidas pela festa, suas expressões dramáticas, suas formas de socialização e suas manifestações indumentárias e alegóricas.
LAPA
Laboratório de Artes
e Políticas da Alteridade
Integrantes
Maurício Barros de Castro
Grupo de pesquisa certificado pelo CNPq, criado em 2018, vinculado ao Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O LAPA possui duas linhas de pesquisa. São elas: Arte, políticas da alteridade e cultura popular e Arte e relações étnico-raciais. A linha Arte, políticas da alteridade e cultura popular investiga os intercâmbios, conexões, conflitos e negociações entre os campos das artes visuais e da cultura popular no âmbito das políticas da alteridade. A linha de pesquisa Arte e relações étnico-raciais aborda as conexões entre os campos da arte, da cultura e das relações étnico-raciais, por meio de uma perspectiva interdisciplinar e transnacional.
imagem: Morrinho, 2019 (detalhe). Fotografia João Vergara.
Núcleo de Antropologia da Arte (N.A.d.A)
Integrantes
Marcos Albuquerque,
Marcelo Campos,
Maurício Barros de Castro
O N.A.d.A é um grupo de pesquisa interdisciplinar e interdepartamental. Reúne pesquisadores ligados à Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPCIS) e à Pós-Graduação em História da Arte (PPGHA) da UERJ. Sua proposta é estudar as relações entre produção, circulação e recepção de obras de arte em diálogo com a Antropologia. Nesse sentido, esse grupo de pesquisa procura pensar principalmente a contribuição da Antropologia para os estudos da História da Arte Global. Assim, o grupo dá ênfase para analisar a arte em seus sentidos antropológicos no contexto da globalização e do multiculturalismo. Investigamos o modo como o sistema de arte agencia vínculos entre instituições, espectadores e discursos sobre a alteridade, principalmente na busca pela representação de discursos pós-coloniais, antes marginais ao sistema.
NUCLEAR
Núcleo de Livres Estudos
em Arte e Cultura
Integrantes
Fernanda Pequeno,
Marcelo Campos,
Rafael Cardoso,
Roberto Conduru,
Vera Beatriz Siqueira
O NUCLEAR é um grupo de pesquisa que engloba diferentes ações acadêmicas e culturais, a saber: desenvolvimento e/ou orientação de pesquisas no campo da arte e da cultura, envolvendo professores e alunos da UERJ, bem como pesquisadores de outras instituições; realização de eventos acadêmicos, como seminários, palestras, colóquios, cursos, oficinas etc., ampliando o intercâmbio de informações e experiências; publicação, na forma de livros, jornais, revistas e meios eletrônicos, de textos sobre o assunto; realização de convênios e intercâmbios nacionais e internacionais, ampliando as parcerias com outras instituições também dedicadas ao campo da arte e da cultura contemporânea; participação em eventos e publicações acadêmicas nacionais e internacionais.
imagem: Ana Linnemann, Bordadinhos Modernistas (detalhe), 2009.
Studiolo
Estudos em História da Arte da Antiguidade à Primeira Época Moderna
Integrantes
Alexandre Ragazzi, Evelyne Azevedo, Maya Suemi Lemos,
Maria Berbara, Tamara Quírico
Este grupo de pesquisa dedica-se ao estudo da recepção da tradição clássica, aí compreendida enquanto uma vertente fundamental do pensamento e cultura ocidentais que media inter-relações permanentes entre as assim chamadas Antiguidade clássica, Idade Média e Primeira Época Moderna. O grupo estrutura-se em três eixos fundamentais: as relações artísticas entre o Egito e a Roma Imperial; os usos e funções de imagens cristãs na Europa entre os séculos XIII e XVI; e os intercâmbios artístico-culturais entre a Itália, a Península Ibérica e o continente americano durante a Primeira Época Moderna. Não obstante a diversidade de seus temas, o grupo tem como denominador comum seu vínculo a frentes contemporâneas de pesquisa no campo da globalização, do pós-colonialismo e do trânsito de linguagens artísticas.