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João Cícero Teixeira Bezerra

PAISAGEM COM FAZENDA.jpg

Henri-Nicolas Vinet. Paisagem com fazenda, 1866, óleo sobre madeira, 23 x 52 cm,
Acervo Pinakotheke. Foto Max Perlingeiro

Projeto:

Paisagens, Melancolias e Modernidades: Vinet, Parreiras e Castagneto

Resumo:

Este projeto pretende expor o debate crítico em torno da representação da paisagem e da natureza brasileiras por artistas visuais da virada dos séculos XIX e XX. O estudo visa refletir sobre como a identidade cultural brasileira se edificou em torno de um processo em que a exposição da natureza pelas paisagens percorreu caminhos representacionais específicos: 1) a mimese científica e mágica, 2) as distorções subjetivas da imagem da natureza e 3) a construção de uma modernidade melancólica por meio da representação da paisagem. Tais caminhos modificam a própria terminologia da paisagem e obrigam os pesquisadores a refletirem de modo múltiplo, dando mobilidade às categorias de análise crítica – investigando a relação das artes visuais com a geopolítica dos espaços representados especialmente, mas não exclusivamente, por esses três artistas: Henri-Nicolas Vinet (1817-1876), Giovanni Castagneto (1851-1900) e Antonio Parreiras (1860-1937).

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