Igor Simões
Doutor em Artes Visuais-História, Teoria e crítica da Arte-PPGAV-UFRGS. Professor Adjunto de História, Teoria e Crítica da arte e Metodologia e Prática do ensino da arte (UERGS). Foi Curador adjunto da Bienal 12 Bienal do Mercosul, Membro do comitê de curadoria da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas-ANPAP, Trabalha com as articulações entre exposição, montagem fílmica, histórias da arte e racialização na arte brasileira e visibilidade de sujeitos negros nas artes visuais. Autor da Tese Montagem Fílmica e exposição: Vozes Negras no Cubo Branco da Arte Brasileira. Membro do comitê curatorial do Museu de Arte Contemporânea da Universidade São Paulo/ USP. Foi curador da exposição“Presença Negra no Museu de Arte do Rio Grande do Sul”. Integrou o conselho curatorial das exposições : “Social Fabric ( Houston-EUA); “Enpowerment”( Volfsburg- Alemanha). Membro do conselho do AWARE - Archives of Women Artists, Research and Exhibitions ( France- EUA), Tempos Fraturados ( MAC-USP-Brasil) ). Em 2023 foi curador geral de “Dos Brasis: Arte e pensamento negro”,, a mais abrangente exposição de artistas negros brasileiros (Brasil-Sao Paulo). No mesmo ano foi curador convidado do Instituto Inhotim para a temporada 2023, curando as exposições: Mestre Didi: Os iniciados no Mistério não Morrem, “Fazer o Moderno, Construir o Contemporâneo: Rubem Valentim e o Direito à Forma. Em 2024, será curador da Exposição Rosana Paulino: Atlântica e Amefricana, noMALBA ( Buenos Aires Argentina). Atualmente é pós doutorando em História da Arte, pelo MAC-USP, com pesquisa sobre a ausência de artistas negros brasileiros no debate internacional sobre arte e diáspora africana. Igor é fellowship at Clark Institut, (2024) e membro do conselho editorial da National Gallery de Washington.
Projeto de pesquisa
Rosana Paulino, Atlântico Vermelho (detalhe), 2017
Título
Onde estão os artistas negros brasileiros na história da arte afrodiaspórica?
Linha de Pesquisa
Arte e Recepção
Descrição
O projeto aqui proposto explora a ausência de artistas negros brasileiros no contexto do debate internacional sobre a arte e a história da arte afrodiaspórica, especulando o contexto estadunidense que se projeta como se ocupasse o protagonismo dessa produção nas Américas. A questão que conduz a pesquisa busca compreender elementos que contribuem para essa ausência. Cabe ressaltar que o Brasil foi o maior destino da diáspora africana e apresenta o maior contingente de sujeitos negros fora do continente africano. Como então compreender a ausência que vem sendo comprovada a partir da análise de publicações, exposições e acervos institucionais que se dedicam ao tema? Pretende- se não apenas se ater a situação dada na primeira etapa do projeto mas também contribuir para a compreensão do problema e possíveis estratégias que auxiliem na alteração desse quadro. Aponta-se ainda a contribuição para o desenvolvimento de ferramentas conceituais que permitam pensar a arte produzida por negros brasileiros a partir das perspectivas do Atlântico Negro. Utiliza- se como procedimento a realização de entrevistas com agentes nacionais e internacionais (curadores, artistas, historiadores e agentes do mercado de arte) do estudo de acervos e exposições sobre o tema. Objetiva- se a realização de evento de alcance internacional sobre o debate proposto bem como a publicação de livro que trate do tema.