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Igor Simões

Doutor em Artes Visuais-História, Teoria e crítica da Arte-PPGAV-UFRGS. Professor Adjunto de História, Teoria e Crítica da arte e Metodologia e Prática do ensino da arte (UERGS). Foi Curador adjunto da Bienal 12 Bienal do Mercosul, Membro do comitê de curadoria da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas-ANPAP, Trabalha com as articulações entre exposição, montagem fílmica, histórias da arte e racialização na arte brasileira e visibilidade de sujeitos negros nas artes visuais.  Autor da Tese Montagem Fílmica e exposição: Vozes Negras no Cubo Branco da Arte Brasileira. Membro do comitê curatorial do Museu de Arte Contemporânea da Universidade São Paulo/ USP. Foi curador da exposição“Presença Negra no Museu de Arte do Rio Grande do Sul”. Integrou o conselho curatorial das exposições : “Social Fabric ( Houston-EUA); “Enpowerment”( Volfsburg- Alemanha). Membro do conselho do AWARE - Archives of Women Artists, Research and Exhibitions ( France- EUA), Tempos Fraturados ( MAC-USP-Brasil) ). Em 2023 foi curador  geral de “Dos Brasis: Arte e pensamento negro”,, a mais abrangente exposição de artistas negros brasileiros (Brasil-Sao Paulo). No mesmo ano foi  curador convidado do Instituto Inhotim para a temporada 2023, curando as exposições: Mestre Didi: Os iniciados no Mistério não Morrem,  “Fazer o Moderno, Construir o Contemporâneo: Rubem Valentim e o Direito à Forma.  Em 2024, será curador da Exposição Rosana Paulino: Atlântica e Amefricana, noMALBA ( Buenos Aires Argentina). Atualmente  é pós  doutorando em História da Arte, pelo MAC-USP, com pesquisa sobre a ausência de artistas negros brasileiros no debate internacional sobre arte e diáspora africana.  Igor é  fellowship at Clark Institut, (2024) e membro do conselho editorial da National Gallery de Washington.

E-mail

professigor@gmail.com

Projeto de pesquisa

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Rosana Paulino, Atlântico Vermelho (detalhe), 2017

Título

Onde estão os artistas negros brasileiros na história da arte afrodiaspórica?

Linha de Pesquisa

Arte e Recepção

Descrição

O projeto aqui proposto explora a ausência de artistas negros brasileiros no contexto do debate internacional sobre a arte e a história da arte afrodiaspórica, especulando o contexto estadunidense que se projeta como se ocupasse  o protagonismo  dessa produção nas Américas. A questão que conduz  a pesquisa busca compreender elementos que contribuem para essa ausência. Cabe ressaltar que o Brasil foi o maior destino da diáspora africana  e apresenta o maior contingente de sujeitos negros fora do continente africano. Como então compreender a ausência  que vem sendo  comprovada a partir da análise de publicações, exposições e acervos institucionais que se dedicam ao tema? Pretende- se não apenas se ater a situação dada na primeira etapa do projeto mas também contribuir para a compreensão do problema e possíveis estratégias que auxiliem na alteração desse quadro. Aponta-se ainda a contribuição para o desenvolvimento de ferramentas conceituais que permitam pensar a arte produzida por negros brasileiros a partir das perspectivas do Atlântico Negro. Utiliza- se como procedimento a realização de entrevistas com agentes nacionais e internacionais (curadores, artistas, historiadores e agentes do mercado de arte) do estudo de acervos e exposições  sobre o tema. Objetiva- se a realização de evento de alcance internacional sobre o debate proposto bem como a publicação de livro que trate do tema.

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