Leonardo Bora
Doutor em Teoria Literária pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com período de mobilidade acadêmica (Doutorado Sanduíche) na Université Nice Sophia Antipolis, em Nice, França. Atualmente, é professor adjunto de Fundamentos da Cultura Literária Brasileira do Departamento de Ciência da Literatura da Faculdade de Letras da UFRJ, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da UERJ (PPGHA) e pesquisador visitante do Programa de Pós-Doutorado em Estudos Culturais do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participa dos grupos de pesquisa Laboratório da Arte Carnavalesca (UERJ), Núcleo Interdisciplinar de Estudos Carnavalescos (UFRJ) e Observatório de Carnaval (Museu Nacional/UFRJ). Desenhista e escritor, elabora narrativas, ilustrações e projetos visuais para publicações variadas e agremiações carnavalescas.
Projeto de pesquisa
Título
Carnes, Mares, Carnavais: Palavras Bordadas nas Encruzilhadas
Linha de Pesquisa
Arte e Alteridade
Descrição
Descrição: O projeto, diante da amplidão dos debates teóricos não pacificados acerca dos “arquivos coloniais” (GANDHI, 1998, p. 5) e dos caminhos pós-coloniais, decoloniais e contra/anticoloniais, bem como dos horizontes nebulosos da contemporaneidade brasileira, em específico, pretende ensaiar leituras transdisciplinares e interartísticas infladas do espírito da “Pedagogia das Encruzilhadas” (RUFINO, 2019, p. 106). Enfoca, para tal intento, narrativas e produções artístico-culturais que tem perspectivado e ressignificado o vasto tema da colonização e os seus desdobramentos, com ênfase nas expressões carnavalescas e nos enredos de escolas de samba, nos imaginários afro-ameríndios e na procura por referenciais iconográficos multicêntricos. Objetiva-se, a partir da “costura” de “recortes” (ou retalhos) teóricos, o desenhar de novos horizontes, algo assumidamente experimental e transdisciplinar. A possibilidade, em suma, do pensamento de novos mapas e novas bandeiras – a feitura de uma espécie de cartografia que nos ajude a transitar pela obra dos artistas-narradores escolhidos.