top of page

CAPES Explica Critérios para Concessão de Bolsas 2025 em Live no YouTube

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) realizou, na última segunda-feira (31), uma transmissão ao vivo em seu canal no YouTube para esclarecer os critérios de concessão das bolsas institucionais vigentes até fevereiro de 2026. Durante o evento, foram detalhadas as atualizações no modelo de distribuição dos benefícios, que abrangem os Programas de Demanda Social (DS), de Excelência Acadêmica (Proex), de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (Prosup) e de Instituições Comunitárias de Educação Superior (Prosuc).

A live contou com a participação da presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, além do diretor de Programas e Bolsas no País, Luiz Antonio Pessan, e dos coordenadores-gerais Priscila Lelis Cagni (Fomento Institucional à Pós-Graduação) e Alexandre Marafon (Planejamento, Monitoramento e Avaliação de Programas). Também estiveram presentes os coordenadores Elisa Fernanda da Cruz Ferreira Silva e Flávio Henrique Santos.

Os participantes explicaram que o novo modelo de concessão de bolsas continua adotando parâmetros que valorizam a qualidade dos cursos e a distribuição equitativa dos recursos, priorizando a interiorização da pós-graduação e a redução das desigualdades regionais. A principal novidade para 2025 foi a inclusão da taxa de utilização no cálculo: programas que não atingiram pelo menos 90% de uso das bolsas em algum mês de 2024 poderão ter benefícios remanejados.

Além disso, os critérios de concessão consideraram a nota e o nível do curso (mestrado ou doutorado), ponderados por dois fatores principais: o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), que destina mais bolsas para cursos em municípios com menor desenvolvimento humano, e a Titulação Média dos Cursos (TMC), de dois anos para o mestrado e quatro para o doutorado, utilizada para dimensionar o porte dos programas.

As dúvidas sobre as concessões de bolsas puderam ser enviadas previamente para o e-mail cgfip@capes.gov.br.


O Programa de Demanda Social (DS)

O Programa de Demanda Social (DS), um dos principais mecanismos de fomento da CAPES, tem como objetivo apoiar discentes de programas de pós-graduação stricto sensu em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas por meio da concessão de bolsas de estudo nos níveis de mestrado e doutorado. A gestão dessas bolsas fica sob responsabilidade das Pró-Reitorias de Pós-Graduação das IES, que também realizam a seleção e o acompanhamento dos bolsistas.

Discentes interessados em obter bolsas do programa DS devem procurar diretamente as Pró-Reitorias de suas instituições.


A CAPES é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Fonte: CGCOM/CAPES

Posts recentes

Ver tudo
logo_uerj_pb.jpg
logo_art.jpg

Rua São Francisco Xavier, 524 – 11º andar, Bloco E 

Maracanã – 20.550-900 – Rio de Janeiro/RJ – Brasil

ppgha.art.uerj@gmail.com

  • Preto Ícone Facebook
  • Instagram ícone social

Todas as fotos da UERJ usadas nesse site são de Leonardo Barcelos Porcino

bottom of page