O que fazer após a Defesa?
Solicitação de Diploma
Parabéns pela conclusão de seu Mestrado ou Doutorado em História da Arte na UERJ!
É com imensa alegria que celebramos este momento especial em sua jornada acadêmica. Ao longo dos últimos anos, você se dedicou ao estudo e à pesquisa na área da História da Arte. Sua jornada foi marcada por aprendizados e desafios que contribuíram não apenas para o seu crescimento acadêmico, mas também para o enriquecimento do conhecimento na área. Após cumprir todas as exigências da pessoa orientadora e da banca examinadora, a pessoa estudante poderá solicitar o diploma de Mestrado ou Doutorado em História da Arte, conforme os artigos 45 e 46 de nossa Deliberação.
A Direção do Instituto de Artes encaminhará os requerimentos dos diplomas à Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, conforme o Artigo 47. É fundamental que você siga atentamente cada um desses passos para garantir que seu processo de solicitação de diploma transcorra de forma eficiente e bem-sucedida. Qualquer dúvida adicional, não hesite em entrar em contato com a Secretaria do PPGHA.
Antes de qualquer coisa:
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Elabore a tese/dissertação de acordo com o Roteiro para apresentação das teses e dissertações da UERJ
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Procure a bibliotecária, da biblioteca que atende ao PPGHA, para orientações quanto aos padrões de apresentação da tese/dissertação (Biblioteca CEH/B - 11º andar 9h às 21h (21) 2334-0590);
Após a Defesa da Dissertação/Tese
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Envie a ata da defesa em PDF, devidamente assinada, para a Secretaria do PPGHA (ppgha.art.uerj@gmail.com).
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Solicite à Secretaria o histórico escolar da pós-graduação concluída.
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Consulte o site BDTD-UERJ:
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Após a defesa da tese/dissertação, realizar as alterações sugeridas pela banca examinadora; solicitar à biblioteca a elaboração da catalogação na fonte e a avaliação da padronização do trabalho; e preparar o arquivo digital para depósito na BDTD/UERJ;
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Preencher e assinar digitalmente o Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas, permitindo à UERJ disponibilizar a tese/dissertação na BDTD/UERJ. Em seguida, colher as assinaturas digitais do professor orientador e da secretaria de pós-graduação, validando as informações contidas no documento e atestando que o trabalho apresentado é a versão final;
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Encaminhar para a biblioteca que atende ao programa de pós-graduação, por meio eletrônico, o Termo De Autorização para publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas devidamente preenchido e assinado junto com a versão final e digital do trabalho e solicitar o Certificado de Revisão Normativa (CRN) que será emitido digitalmente pela biblioteca e enviado ao discente, para que este envie à Secretaria do PPGHA, para solicitação do diploma.
Checklist da Etapa 1:
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[ ] Ata de defesa enviada.
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[ ] Dissertação/Tese depositada na BDTD/UERJ.
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[ ] Termo de Autorização para Publicação assinado e enviado.
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[ ] Certificado de Revisão Normativa (CRN) obtido.
No caso de renovação do embargo da tese ou dissertação, cabe ao autor enviar um novo Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas, solicitando à biblioteca as devidas providências.
Solicitação do Diploma
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Baixe o formulário de requerimento de diploma de mestre/doutor.
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Preencha o formulário com atenção.
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Envie o CRN digitalizado e o Formulário de Requerimento de Diploma preenchido, digitalizado e assinado para a Secretaria do PPGHA.
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Reúna tudo e envie em um só E-mail com o Assunto “Solicitação de Diplomação - Nome (matrícula)”
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Cópia do diploma do curso de graduação ou mestrado (frente e verso).
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Cópia do histórico escolar da graduação ou mestrado.
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Cópia do documento de identidade.
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Cópia do CPF (se não estiver no documento de identidade).
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Histórico escolar da pós-graduação concluída (original).
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Ata de defesa e aprovação da dissertação/tese.
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Certificado de revisão normativa – CRN.
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Checklist da Etapa 2:
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[ ] Formulário de requerimento de diploma baixado e preenchido.
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[ ] CRN digitalizado.
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[ ] Formulário e CRN enviados para a secretaria do programa.
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[ ] Documentos necessários reunidos e enviados.
Acompanhamento do Processo
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Acompanhe o processo do seu diploma via Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
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O link de acesso ao SEI será enviado para o seu e-mail após a autuação do processo.
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Status do Processo:
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SAD: Significa que o diploma está pronto para retirada.
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DIPLO: Significa que o diploma/certificado está em confecção.
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Checklist da Etapa 3:
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Acompanhamento MENSAL do processo via SEI com verificação do status do processo (SAD ou DIPLO)
O PROCESSO de autuação EXIGE TEMPO PARA A APURAÇÃO DA SECRETARIA e O DIPLOMA VENHA CORRETO. PORTANTO, AGUARDE O PRAZO DE 30 DIAS ÚTEIS PARA A AUTUAÇÃO, DESDE QUE TODOS OS PASSOS ANTERIORES TENHAM SIDO SEGUIDOS CORRETAMENTE E NÃO TENHA HAVIDO NENHUMA EXIGÊNCIA!
Retirada do Diploma:
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A retirada do diploma é feita na Seção de Apoio ao Diploma (SAD/DAA).
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A SAD está localizada na Sala 1093, Bloco F, 1º andar do Pav. João Lyra Filho.
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Documentos Necessários para Retirada:
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Documento de identidade original.
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Nada Consta da Biblioteca (pode ser emitido online).
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Retirada por Procuração:
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Baixe o modelo de procuração no site do DAA.
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Checklist da Etapa 4:
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[ ] Documento de identidade em mãos.
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[ ] Nada Consta da Biblioteca emitido.
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[ ] Procuração (se necessário).
A etapa 5 é digitalizar seu diploma e enviar uma cópia para a secretaria do PPGHA!
Solicitação de Urgência:
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O pedido de Urgência para Expedição de Diploma de Pós-Graduação feito através de formulário digital se refere a processos localizados no Serviço de Diplomas – DIPLO/DAA.
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Quando o Processo que se encontra na Coordenação do Curso ou no DEPG o Concluinte deve contatar o Setor respectivo.
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Caso precise de urgência na expedição do diploma, utilize o Formulário de Urgência de Pós-Graduação.
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Documentos Comprobatórios de Urgência:
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Convocação para Posse em Órgão Público, quando o Edital exigir apresentação de Diploma/Certificado;
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Correspondência Oficial emitida por Instituição Pública ou Privada, Nacional ou Internacional, exigindo apresentação do Diploma/Certificado para comprovação de Conclusão de Curso, para fins Acadêmicos ou Profissionais;
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Comprovante Oficial de apresentação de Diploma/Certificado para fins de comprovação por Titulação em Instituição Pública ou Privada;
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Termo de Compromisso firmado com Instituição Pública ou Privada, Nacional ou Internacional, garantindo a apresentação do Diploma/Certificado em prazo determinado;
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Outros, Sujeitos a Avaliação.
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Após o recebimento da solicitação, você receberá um comunicado informando se a urgência foi aceita.
Checklist da Etapa 6:
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[ ] Formulário de urgência preenchido (se necessário).
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[ ] Documentos comprobatórios de urgência anexados (se necessário).
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[ ] Comunicado de recebimento da solicitação de urgência.
Perguntas Frequentes
1. Onde começo o processo de diplomação após a defesa?
Comece enviando a ata da defesa para a secretaria do seu programa de pós-graduação e depositando sua dissertação/tese na BDTD/UERJ.
2. Como faço para acompanhar o processo do meu diploma?
Acompanhe através do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O link de acesso ao SEI será enviado para o seu e-mail após a autuação do processo.
3.Quais documentos preciso para solicitar o diploma?
Você precisa do formulário de requerimento de diploma preenchido, CRN, cópia do diploma ou histórico da graduação/mestrado, cópia do RG e CPF, histórico da pós e ata de defesa.
4.Onde retiro o meu diploma?
O diploma é retirado na Seção de Apoio ao Diploma (SAD/DAA), na Sala 1093, Bloco F, 1º andar do Pav. João Lyra Filho.
5.O que significa o status “SAD” no acompanhamento do processo?
Significa que o seu diploma está pronto para retirada na Seção de Apoio ao Diploma (SAD).
6.O que significa o status "DIPLO"?
Significa que o seu diploma está em processo de confecção no setor de diplomas.
7.Se eu não puder retirar o diploma pessoalmente, o que devo fazer?
Você pode nomear um procurador para retirar o diploma, apresentando uma procuração.
8.Onde encontro o modelo de procuração?
O modelo de procuração está disponível para download neste link: https://www.daa.uerj.br/wp-content/uploads/2021/07/Modelo_Procuracao.pdf.
9.Como faço para solicitar urgência na expedição do diploma?
Utilize o Formulário de Urgência de Pós-Graduação disponível no site do DAA, apresentando os documentos comprobatórios de urgência.
10.Onde encontro o formulário de requerimento de diploma?
O formulário está disponível neste link: http://www.sr2.uerj.br/depg/download/FORMULARIO_REQUERIMENTO_DE_DIPLOMA_2021.pdf.