Conhece a CAPES?

Atualizado: 30 de abr.

Sabe a CAPES? É uma fundação do Ministério da Educação que se dedica a fazer a pós-graduação no Brasil crescer e ficar ainda melhor. Desde 2007, ela também ajuda a formar os professores que trabalham nas escolas básicas.

As coisas que a CAPES faz são organizadas em várias áreas:

1. Avaliar os cursos de mestrado e doutorado.

2. Fazer com que a pesquisa científica seja mais acessível e divulgada.

3. Investir na formação de pessoal de alto nível, tanto no Brasil como fora.

4. Promover colaborações com cientistas de outros países.

5. Ajudar na formação dos professores que trabalham nas escolas básicas, seja em cursos presenciais ou à distância.

A CAPES começou em 1951, quando várias pessoas acharam que era importante melhorar a educação de nível superior no Brasil. Ela começou a funcionar oficialmente em 1952, dando bolsas e auxílios para quem queria estudar mais. Com o tempo, ela foi ganhando mais responsabilidades e passou a ter mais dinheiro próprio para fazer mais coisas.

Entre 1982 e 1989, a CAPES teve um período tranquilo, sem muitas mudanças. Ela foi bem reconhecida por ajudar a melhorar a pós-graduação no país. Mas em 1990, por um breve período, foi extinta, mas logo depois, devido a muita pressão, foi recriada e até fortalecida.

Ela continuou crescendo e se desenvolvendo ao longo dos anos. Em 2007, ganhou a missão de ajudar na formação dos professores das escolas básicas, o que foi um passo importante para melhorar a educação em geral.

A CAPES não para de evoluir. Ela trabalha junto com professores e pesquisadores, oferece apoio em diferentes áreas e está sempre buscando maneiras de tornar a formação acadêmica ainda melhor.