top of page

Importância do Cadastro como Usuário Externo no SEI para Discentes do PPGHA-UERJ

O Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGHA-UERJ) reforça a importância dos discentes em se cadastrarem como usuários externos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Esta iniciativa visa centralizar e agilizar o acesso às informações pertinentes aos estudantes, uma vez que o PPGHA utiliza esse sistema como ferramenta primordial para gerenciamento e comunicação interna.

O SEI é uma plataforma eletrônica que possibilita a tramitação de processos administrativos de forma ágil e transparente. No entanto, para acessar e utilizar plenamente os recursos disponíveis, é necessário que os discentes estejam devidamente cadastrados como usuários externos.

Seguindo as diretrizes estabelecidas pelo SEI-UERJ, destacamos os passos necessários para efetuar o cadastro como usuário externo:

Cadastro utilizando o Gov.BR padrão prata ou ouro:

Para aqueles que já possuem conta no portal Gov.BR padrão prata ou ouro, o processo de cadastro é simplificado. Basta seguir as etapas indicadas no serviço "cadastrar usuário externo SEI-RJ" disponível no portal de serviços do Estado do Rio de Janeiro.

Cadastro sem o Gov.BR padrão prata ou ouro:

Para os discentes que não possuem cadastro no Gov.BR nível prata ou ouro, o processo envolve o preenchimento do cadastro de usuário externo no SEI-RJ e o envio dos documentos necessários para análise.

Após a liberação do cadastro, os discentes poderão acessar o SEI-RJ e utilizar seus recursos para tramitação de processos e demais atividades administrativas.

Destacamos que a correta utilização do SEI é de responsabilidade do usuário externo, estando sujeito a medidas civis, penais e administrativas em caso de uso indevido.

Para mais informações e orientações sobre o cadastro como usuário externo, os interessados podem acessar o site oficial do SEI-UERJ: [Cadastro de Usuário Externo](https://www.sei.uerj.br/cadastro/usuario-externo/).

O PPGHA-UERJ reitera a importância deste cadastro para garantir a eficiência e transparência na gestão de informações dos discentes. Qualquer dúvida adicional pode ser esclarecida consultando os manuais disponíveis ou entrando em contato com a equipe responsável pelo SEI-UERJ.