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Reginaldo Leite

É professor adjunto do Departamento de Teoria e História da Arte da UERJ. Realizou
pesquisa de pós-doutorado no PPGHA / UERJ.  Doutor em Artes Visuais pelo PPGAV /
UFRJ. Mestre em História da Arte pelo PPGAV / UFRJ, universidade pela qual é graduado em Cenografia.  É membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA).
Atuou como cenógrafo em óperas, teatro, balés, cinema e carnaval, recebendo
algumas premiações. Sua área de interesse compreende a história da arte brasileira e
europeia dos séculos XIX e XX, sobretudo, o estudo da expressão dramática nas artes
visuais e o decadentismo.

E-mail

rochaleitereginaldo@yahoo.com

Projeto de pesquisa

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Título

Imagem em abertura: pathos e expressão dramática na produção visual do século XIX e da primeira metade do século XX​

Linha de Pesquisa

Arte e Recepção

Descrição

Partindo do pensamento de Georges Didi-Huberman, o qual acredita ser possível compreender a história da arte por meio de três linhas específicas – da estética, da semântica e do pathos, este projeto de pesquisa propõe refletir sobre emoção, pathos e decadentismo na produção visual dos oitocentos e da primeira metade do século XX. O estudo parte da observação de como os manuais compositivos, elaborados pelo francês Charles Lebrun (1619-1690) – Epítome de Anatomia e Physiologia das Paixões –, e pelo espanhol Modesto Brocos Y Gomez (1852-1936) – Retórica dos pintores –, adotados como material didático durante a formação artística acadêmica, foram utilizados como receituários das “fórmulas de representação dos estados da alma” por artistas do período selecionado. Em sequência, o projeto pretende verificar como a crítica da arte se comportou diante dos trabalhos visuais que primavam pela emoção, assim como, pelo seu perfil decadentista, na Europa e no Brasil.

Título

Imagem em abertura: pathos e expressão dramática na produção visual do século XIX e da primeira metade do século XX

Linha de Pesquisa

Arte e Recepção

Descrição

Partindo do pensamento de Georges Didi-Huberman, o qual acredita ser possível compreender a história da arte por meio de três linhas específicas – da estética, da semântica e do pathos, este projeto de pesquisa propõe refletir sobre emoção, pathos e decadentismo na produção visual dos oitocentos e da primeira metade do século XX. O estudo parte da observação de como os manuais compositivos, elaborados pelo francês Charles Lebrun (1619-1690) – Epítome de Anatomia e Physiologia das Paixões –, e pelo espanhol Modesto Brocos Y Gomez (1852-1936) – Retórica dos pintores –, adotados como material didático durante a formação artística acadêmica, foram utilizados como receituários das “fórmulas de representação dos estados da alma” por artistas do período selecionado. Em sequência, o projeto pretende verificar como a crítica da arte se comportou diante dos trabalhos visuais que primavam pela emoção, assim como, pelo seu perfil decadentista, na Europa e no Brasil.

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Rua São Francisco Xavier, 524 – 11º andar, Bloco E 

Maracanã – 20.550-900 – Rio de Janeiro/RJ – Brasil

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Todas as fotos da UERJ usadas nesse site são de Leonardo Barcelos Porcino

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