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- Defesa | PPGHA | UERJ
A Defesa/ Apresentação O exame de defesa de dissertação ou de tese é um momento pedagógico obrigatório, relevante para a formação do/a pós‐graduando/a, em que é discutido seu texto, com uma banca de pesquisadores/as de reconhecida competência científica, com o objetivo de avaliar o trabalho de pesquisa realizado, quanto à relevância da questão, à clareza dos objetivos, à adequação da metodologia, à coerência e fundamentação teórica da análise, à pertinência e atualização das referências. O prazo de resposta a esta solicitação é de 20 dias úteis e a pessoa discente deve esta inscrita em Elaboração de Dissertação/ Tese. A Solicitação é feita pessoalmente, na Secretaria do PPG às terças e quintas, de 13h às 16h. CAPITULO V – DA ELABORAÇÃO, APRESENTAÇÃO E DEFESA DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO E DE TESE DE DOUTORADO Art. 37 - A avaliação da Dissertação de Mestrado e da Tese de Doutorado será solicitada pelo candidato ao título à Coordenação do Programa, após aprovação no Exame de Qualificação, mediante requerimento aprovado pelo orientador. Art. 38 - O PPGHA exigirá o Exame de Qualificação para os cursos de Mestrado e Doutorado. § 1º - Para o Mestrado, o Exame de Qualificação deverá ser realizado ao final do primeiro ano do Curso, podendo haver prorrogação por até mais 1 (um) semestre, mediante aprovação do Colegiado, para o qual o estudante deve apresentar o seguinte material: texto livre de cerca de 20 (vinte) laudas (que pode ser uma revisão do projeto original, uma súmula do andamento da pesquisa ou um capítulo da Dissertação), além do sumário comentado da Dissertação e da relação de fontes e bibliografia. § 2º - Para o Doutorado, o Exame de Qualificação deverá ser realizado ao final do 2º (segundo) ano do Curso, podendo haver prorrogação por até mais 1 (um) semestre, mediante aprovação do Colegiado, para o qual o estudante deve apresentar o seguinte material: texto livre de cerca de 20 (vinte) laudas (que pode ser uma revisão do projeto original, uma súmula do andamento da pesquisa), 1 (um) ou 2 (dois) capítulos da tese, além do sumário comentado da tese e da relação de fontes e bibliografia. Art. 39 - A versão para a defesa da Dissertação de Mestrado será avaliada por uma banca constituída por pelo menos 3 (três) pesquisadores da área, portadores do título de Doutor, incluindo o(s) orientador(es) e podendo incluir o(s) coorientador(es). § 1º - As bancas examinadoras das defesas de Mestrado do PPGHA deverão possuir pelo menos 1 (um) membro que não integre o corpo docente do Programa e não pertença ao quadro funcional ativo de docentes da UERJ. § 2º - As bancas examinadoras das defesas de Mestrado do PPGHA deverão contar com 2 (dois) membros suplentes, sendo que pelo menos 1 (um) não pertencente ao quadro funcional da UERJ, que poderá ser convocado caso haja impedimento conhecido de participação de membros efetivos na data da defesa. § 3º - Caberá à Coordenação do PPGHA, junto ao orientador da Dissertação a ser defendida, estabelecer os procedimentos a serem tomados caso haja ausência inesperada de membros efetivos na data da defesa, sem tempo hábil para substituição por suplência nos termos do parágrafo anterior. Art. 40 - A versão para a defesa da Tese de Doutorado será avaliada por uma banca constituída por pelo menos 5 (cinco) pesquisadores da área, portadores do título de Doutor, incluindo o(s) orientador(es) e podendo incluir o(s) coorientador(es). § 1º - As bancas examinadoras das defesas de Doutorado do PPGHA deverão possuir pelo menos 2 (dois) membros que não integrem o corpo docente do Programa e não pertençam ao quadro funcional ativo de docentes da UERJ. § 2º - As bancas examinadoras das defesas de Doutorado do PPGHA deverão contar com 2 (dois) membros suplentes, sendo que 1 (um) deles não pode pertencer ao corpo docente do Programa ou ao quadro funcional ativo de docentes da UERJ, que poderão ser convocados caso haja impedimento conhecido de participação de membros efetivos na data da defesa. § 3º - Caberá à Coordenação do PPGHA, junto ao orientador da Tese a ser defendida, estabelecer os procedimentos a serem tomados caso haja ausência inesperada de membros efetivos na data da defesa, sem tempo hábil para substituição por suplência nos termos do parágrafo anterior. Art. 41 - A avaliação da Dissertação de Mestrado e da Tese de Doutorado será feita pela Banca Examinadora, em sessão pública na UERJ ou em outro local, desde que aprovado pelo Colegiado. Art. 42 - Na defesa, o candidato ao título deverá expor o conteúdo do trabalho em período de tempo definido pelo(a) orientador(a), que também deverá definir qual a antecedência mínima para envio das versões definitivas para a defesa aos membros efetivos e suplentes da banca examinadora. Art. 43 - Na avaliação da Dissertação de Mestrado e da Tese de Doutorado, considerando os seus aspectos de originalidade, adequação metodológica e contribuição para o conhecimento do tema, a banca examinadora deliberará, atribuindo a menção final aprovada, ou aprovada com restrições, ou reprovada. § 1º - No caso de aprovação com restrições, todas as exigências deverão ser cumpridas dentro do prazo estipulado pela banca examinadora, o qual não poderá exceder a 90 (noventa) dias. § 2º - O não cumprimento do estabelecido no parágrafo anterior, dentro do prazo estipulado, implicará o cancelamento da matrícula e a perda do título conferido sob ressalva. Art. 44 - A versão final aprovada da Dissertação de Mestrado e da Tese de Doutorado deverá ser entregue ao Programa em 2 (duas) vias impressas e em meio digital para que sejam disponibilizadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ. CAPITULO VI – DO TÍTULO DE MESTRE E DE DOUTOR Art. 45 - Ao estudante que cumprir todas as exigências do orientador e da banca examinadora, nos mandamentos universitários em vigor, e for aprovado na defesa de Dissertação será conferido o título de Mestre em História da Arte. Art. 46 - Ao estudante que cumprir todas as exigências do orientador e da banca examinadora, nos mandamentos universitários em vigor, e for aprovado na defesa de Tese será conferido o título de Doutor em História da Arte. Art. 47 - A Direção do Instituto de Artes encaminhará os requerimentos dos diplomas à Sub-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, em conformidade com as normas administrativas da UERJ referentes à expedição e registro de diplomas de Mestrado e de Doutorado. ORDEM DE SERVIÇO UERJ/PR-2 N.º 002 de 08 de maio de 2023 DISPÕE SOBRE A FORMAÇÃO DE BANCAS DE JULGAMENTOS DE TESES, DISSERTAÇÕES E TRABALHOS FINAIS DE CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE. O PRÓ-REITOR DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, no uso de suas atribuições legais, CONSIDERANDO: a necessidade de dar visibilidade, à comunidade mais ampla, dos critérios de formação de bancas de julgamento de teses, dissertações e trabalhos finais de cursos de especialização na Universidade; a necessidade de expressar o compromisso da pós-graduação da Universidade com critérios éticos e acadêmicos; as regras já vigentes na Universidade, registradas em suas deliberações e normas para concursos públicos; A PR-2 COMPLEMENTA AS NORMAS VIGENTES PARA COMPOSIÇÃO DE BANCAS DE JULGAMENTO DE TESES, DISSERTAÇÕES E TRABALHOS FINAIS DE CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE COM AS SEGUINTES DEFINIÇÕES: Art. 1º - Não poderá ser designado, para compor bancas de avaliação de teses, dissertações e trabalhos finais de cursos de especialização na Universidade, cônjuge, companheiro ou companheira, parente até o terceiro grau e afim do mestrando, doutorando ou especializando cujo trabalho está sendo avaliado. Art. 2 º - Pesquisador e/ou docente egresso da Uerj com filiação profissional a outra Universidade deve ser considerado como membro externo nas bancas de julgamento de teses, dissertações e trabalhos finais de cursos de especialização na Universidade. Art. 3º - Pesquisador e/ou docente com vínculo efetivo com a Uerj deve ser considerado como membro interno nas bancas de julgamento de teses, dissertações e trabalhos finais de cursos de especialização na Universidade, mesmo que não pertença ao quadro docente do Programa ou Curso de Pós-graduação ao qual o mestrando, doutorando ou especializando está vinculado. Art. 4º - Professor aposentado da Uerj com vínculo efetivo vigente com outra Universidade deve ser considerado como membro externo nas bancas de julgamento de teses, dissertações e trabalhos finais de cursos de especialização na Universidade. Parágrafo único - No caso de o professor aposentado da Uerj não ter vínculo efetivo vigente com outra Universidade deve ser considerado como membro interno nas bancas de julgamento de teses, dissertações e trabalhos finais de cursos de especialização na Universidade. Art. 5º - Esta Ordem de Serviço entrará em vigor na data de sua publicação. 1) Envie à Secretaria, por e-mail Arquivo da Dissertação (ainda que passível de correções) Formulário de Requerimento de Diploma Cópia do diploma de Graduação ou mestrado em PDF (Frente e Verso); Histórico da Graduação ou Mestrado (em caso de Doutorado); Solicitação de Defesa Assinada Cadastro de Membro Externo (Quando aplicável); 2) Compareça à Secretaria, em horário agendado para: Revisão da docuementação enviada; Pegar Histórico; Esclareciementos sobre o processo de diplomação; Confirmação de reserva de salas e recursos técnicos; Emissão do modelo de Ata a ser utilizado. 3) Após a Defesa, por E-mail: Enviar a ata à secretaria Receber a Declaração de banca em até 7 dias úteis Proceder para normatização do trabalho final, na Biblioteca. 4) Após a normatização da Biblioteca Enviar CRN para a Secretaria para prosseguir com a autuação do processo de diplomação; Enviar versão final da Dissertação para inserção na Plataforma Sucupira; Receber uma certidão de conclusão e processo de Diplomação em andamento assim que o processo for autuado. 5) Saiba como acompanhar o processo de Diplomação Caso você não tenha seguido esses procedimentos e já tenha defendido, Acesse aqui.
- Grade horária 2025.1 | PPGHA | UERJ
Grade Horária As inscrições em disciplinas serão feitas de modo presencial. Caso haja impossibilidade, justifique junto à Secretaria. Clique para baixar 2025.1 MATRÍCULA PARA EXTERNOS - Não disponível BOLSAS E AUXÍLIOS - Não disponível Estrutura dos Cursos Atenção ao percurso formativo Disciplinas gerais disponíveis para 2025.1. Confira seu percurso acadêmico e consulte a pessoa que te orienta antes de realizar sua inscrição.
- Qualificação | PPGHA | UERJ
A Qualificação O exame de qualificação tem por finalidade avaliar o estágio de desenvolvimento acadêmico discente analisando a versão preliminar da tese/ dissertação em elaboração e formulando perguntas, verificando as condições de avanço e conclusão do trabalho acadêmico. A Secretaria do Programa aconselha que a pessoa discente esteja em dia com os créditos até a data do pedido, seguindo o percurso formativo sugerido na medida do possível . A Qualificação deve ser sinalizada na Inscrição em disciplinas do período através da inscrição na disciplina Exame de Qualificação. O prazo para resposta à esta solicitação é de 20 dias úteis. A solicitação é feita pesspalmente, na Secretaria do PPGHA. Caso não haja possibilidade de comparecimento, a pessoa discente deve enviar e-mail à coordenação do PPG, solicitando o atendimento remoto. O atendimento externo é feito às terças e quintas, de 13h às 16h. Segundo a Deliberação UERJ 14/2019 Art. 38 - O PPGHA exigirá o Exame de Qualificação para os cursos de Mestrado e Doutorado. § 1º - Para o Mestrado, o Exame de Qualificação deverá ser realizado ao final do primeiro ano do Curso, podendo haver prorrogação por até mais 1 (um) semestre, mediante aprovação do Colegiado, para o qual o estudante deve apresentar o seguinte material: texto livre de cerca de 20 (vinte) laudas (que pode ser uma revisão do projeto original, uma súmula do andamento da pesquisa ou um capítulo da Dissertação), além do sumário comentado da Dissertação e da relação de fontes e bibliografia. § 2º - Para o Doutorado, o Exame de Qualificação deverá ser realizado ao final do 2º (segundo) ano do Curso, podendo haver prorrogação por até mais 1 (um) semestre, mediante aprovação do Colegiado, para o qual o estudante deve apresentar o seguinte material: texto livre de cerca de 20 (vinte) laudas (que pode ser uma revisão do projeto original, uma súmula do andamento da pesquisa), 1 (um) ou 2 (dois) capítulos da tese, além do sumário comentado da tese e da relação de fontes e bibliografia. Art. 39 - A versão para a defesa da Dissertação de Mestrado será avaliada por uma banca constituída por pelo menos 3 (três) pesquisadores da área, portadores do título de Doutor, incluindo o(s) orientador(es) e podendo incluir o(s) coorientador(es). § 1º - As bancas examinadoras das defesas de Mestrado do PPGHA deverão possuir pelo menos 1 (um) membro que não integre o corpo docente do Programa e não pertença ao quadro funcional ativo de docentes da UERJ. ORDEM DE SERVIÇO UERJ/PR-2 N.º 002 de 08 de maio de 2023 DISPÕE SOBRE A FORMAÇÃO DE BANCAS DE JULGAMENTOS DE TESES, DISSERTAÇÕES E TRABALHOS FINAIS DE CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE. O PRÓ-REITOR DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, no uso de suas atribuições legais, CONSIDERANDO: a necessidade de dar visibilidade, à comunidade mais ampla, dos critérios de formação de bancas de julgamento de teses, dissertações e trabalhos finais de cursos de especialização na Universidade; a necessidade de expressar o compromisso da pós-graduação da Universidade com critérios éticos e acadêmicos; as regras já vigentes na Universidade, registradas em suas deliberações e normas para concursos públicos; A PR-2 COMPLEMENTA AS NORMAS VIGENTES PARA COMPOSIÇÃO DE BANCAS DE JULGAMENTO DE TESES, DISSERTAÇÕES E TRABALHOS FINAIS DE CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE COM AS SEGUINTES DEFINIÇÕES: Art. 1º - Não poderá ser designado, para compor bancas de avaliação de teses, dissertações e trabalhos finais de cursos de especialização na Universidade, cônjuge, companheiro ou companheira, parente até o terceiro grau e afim do mestrando, doutorando ou especializando cujo trabalho está sendo avaliado. Art. 2 º - Pesquisador e/ou docente egresso da Uerj com filiação profissional a outra Universidade deve ser considerado como membro externo nas bancas de julgamento de teses, dissertações e trabalhos finais de cursos de especialização na Universidade. Art. 3º - Pesquisador e/ou docente com vínculo efetivo com a Uerj deve ser considerado como membro interno nas bancas de julgamento de teses, dissertações e trabalhos finais de cursos de especialização na Universidade, mesmo que não pertença ao quadro docente do Programa ou Curso de Pós-graduação ao qual o mestrando, doutorando ou especializando está vinculado. Art. 4º - Professor aposentado da Uerj com vínculo efetivo vigente com outra Universidade deve ser considerado como membro externo nas bancas de julgamento de teses, dissertações e trabalhos finais de cursos de especialização na Universidade. Parágrafo único - No caso de o professor aposentado da Uerj não ter vínculo efetivo vigente com outra Universidade deve ser considerado como membro interno nas bancas de julgamento de teses, dissertações e trabalhos finais de cursos de especialização na Universidade. Art. 5º - Esta Ordem de Serviço entrará em vigor na data de sua publicação. O que fazer após a Qualificação?
- PPGHA | UERJ | Programa de Pós-Graduação em História da Arte | Brasil
PPGHA / UERJ. Programa de Pós-Graduação em História da Arte. Cursos de Mestrado e Doutorado. Área de concentração: "História da Arte Global". Linhas de pesquisa: "Arte e Recepção" e "Arte e Alteridade. Acerca del programa El PPGHA promueve estudios interdisciplinarios en Historia del Arte desde una perspectiva global. El programa abarca proyectos de investigación sumamente diversos desde el punto de vista espaciotemporal, lo que comprende estudios sobre la antigüedad grecorromana, las relaciones entre el arte y la religión, el Renacimiento global, el arte producido en Brasil entre el siglo XIX y el presente, el sistema artístico contemporáneo, el carnaval en su longue durée, el llamado “arte afrobrasileño” y la producción artística indígena, entre otros. Estos variados frentes comulgan en una premisa común: la necesidad de descentralizar y renovar tanto los objetos como los métodos de la disciplina, de manera tal de generar una percepción multicéntrica del mundo y de las artes. El PPGHA pretende participar en forma calificada en los actuales debates referentes a la disciplina histórico-artística, y más específicamente en los concernientes a la perspectiva de la Historia del Arte Global.
- Grade horária 2025.2 | PPGHA | UERJ
Grade Horária As inscrições em disciplinas serão feitas de modo presencial. Caso haja impossibilidade, justifique junto à Secretaria. Clique para baixar 2025.2 MATRÍCULA PARA EXTERNOS - Não disponível BOLSAS E AUXÍLIOS - Não disponível Estrutura dos Cursos Atenção ao percurso formativo Disciplinas gerais disponíveis para 2025.2. Confira seu percurso acadêmico e consulte a pessoa que te orienta antes de realizar sua inscrição.
- Fernanda Pequeno | PPGHA | UERJ
Fernanda Pequeno Es profesora adjunta del Departamento de Teoría e Historia del Arte de la UERJ. Realizó una investigación posdoctoral en la Universidad de Hamburgo entre 2019 y 2020. Doctora en Artes Visuales por el PPGAV - UFRJ (2014). Cursó una pasantía doctoral (con beca sándwich) en el Chelsea College of Art & Design (Londres, 2012). Magíster en Artes por la UERJ (2007), universidad en la cual también se graduó como profesora de Educación Artística (2004). Fue coordinadora de exposiciones del Departamento Cultural de la referida casa de estudios (2016-2018). Autora de Lygia Pape e Hélio Oiticica: conversações e fricções poéticas (Apicuri, 2013). Integra el equipo editorial de la revista Concinnitas desde 2015. Integra del Comité Brasileño de Historia del Arte. Trabaja como curadora desde 2009. Entre sus curadurías de exposiciones cabe destacar: Possibilidades do ateliê contemporâneo (Funarte/EAV Parque Lage, 2009), Vida Longa ao Vila Longuinhos! (Museo Murilo La Greca, 2009), Escuta da imagem (Ibeu, 2011), Play (Museo Bispo do Rosario Arte Contemporáneo, 2013-2014), Nós (Caixa Cultural, 2016-2017), Panelas de pressão também sibilam (Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, 2017), Bruto (galería Candido Portinari, 2018) y Rios do Rio (Museo Histórico Nacional, 2019). E-mail fernandapequeno@gmail.com Proyecto de investigación Título Arte como valor: procesos de legitimación e institucionalización del trabajo de arte Línea de Investigación Arte y Recepción Descripción Es un proyecto de investigación de los agentes que componen el sistema artístico contemporáneo, como así también de las instancias de viabilidad, circulación, inserción y comercialización de los trabajos de arte. Los artistas, los museos, las galerías de arte, las publicaciones, las universidades y las escuelas de arte, así como los críticos y los curadores, componen un complejo sistema en el cual las exposiciones, las colecciones públicas y privadas y los programas de residencias crean redes complementarias que actúan en la legitimación y en la institucionalización de obras y procesos artísticos. En los últimos años, este proyecto se viene abocando a estudiar las teorías y los abordajes feministas, investigando la actuación de artistas, críticas, curadoras y gestoras. Exposição Nós , Caixa Cultural, 2016. Foto: Rafael Adorján.
- Docentes teste | PPGHA | UERJ
Avaliadores Externos Incluir Pessoa Avaliadora Lista de Examinadores Externos Cadastrados ALDO VICTORIO FILHO Pintura y escultura durante el Renacimiento y el Manierismo italianos; literatura artística; teoría y práctica del arte; modelos artísticos y su recepción. ANA MARCELA FRANCA DE OLIVEIRA Antropóloga, Profesora Adjunta de la Facultad de Educación de la Baixada Fluminense (FEBF - Departamento de Pedagogía, Formación del Profesorado/UERJ), del Programa de Posgrado en Historia del Arte (PPGHA/UERJ) y del Programa de Postgrado en Culturas y Territorialidad (PPCULT/UFF). ANA MARIA TAVARES CAVALCANTI Arte y arqueología; intercambios socioculturales en el antiguo Mediterráneo; recepción de la tradición clásica. ANDRE LUIZ TAVARES PEREIRA Estudios culturales; hegemonía; carnaval; cultura popular; arte popular; arte carnavalesco; personajes carnavalescos; indumentaria carnavalesca. ANDREA ALBUQUERQUE ADOUR DA CAMARA Arte contemporáneo; arte moderno y contemporáneo en Brasil; instituciones artísticas; feminismos. AYRSON HERACLITO NOVATO FERREIRA Articulaciones entre exposición, montaje cinematográfico, historias del arte y racialización en el arte brasileño; Visibilidad de los sujetos negros en las artes visuales. CLAUDIA MARIA SILVA DE OLIVEIRA Narrativas de desfiles de escuelas de samba; conceptos de utopía (eutopía, distopía, heterotopía), diáspora y antropofagia cultural. EDITE MARIA OLIVEIRA DA ROCHA Narrativas de desfiles de escuelas de samba; conceptos de utopía (eutopía, distopía, heterotopía), diáspora y antropofagia cultural. ELIZEU DE MIRANDA CORREA Narrativas de desfiles de escuelas de samba; conceptos de utopía (eutopía, distopía, heterotopía), diáspora y antropofagia cultural. FERNANDA CARDOSO LOPES LOPES, F. Doutorado 2018 ARTES Brasil-UFRJ GILBERTO ALEXANDRE SOBRINHO Narrativas de desfiles de escuelas de samba; conceptos de utopía (eutopía, distopía, heterotopía), diáspora y antropofagia cultural. JULIANA RIBEIRO DA SILVA BEVILACQUA Narrativas de desfiles de escuelas de samba; conceptos de utopía (eutopía, distopía, heterotopía), diáspora y antropofagia cultural. JULIE AVILA DO BRASIL ALMEIDA ALMEIDA, J. A. B Doutorado 2020 ARTES Brasil-UFRJ MARTHA TELLES MACHADO DA SILVA Narrativas de desfiles de escuelas de samba; conceptos de utopía (eutopía, distopía, heterotopía), diáspora y antropofagia cultural. MARTINHO ALVES DA COSTA JUNIOR Narrativas de desfiles de escuelas de samba; conceptos de utopía (eutopía, distopía, heterotopía), diáspora y antropofagia cultural. PATRICIA LEAL AZEVEDO CORREA CORREA, P. L. A. Doutorado 2007 HISTÓRIA Brasil-PUC-RJ PEDRO DE MOURA ARAGAO Narrativas de desfiles de escuelas de samba; conceptos de utopía (eutopía, distopía, heterotopía), diáspora y antropofagia cultural. RENE LOMMEZ GOMES Narrativas de desfiles de escuelas de samba; conceptos de utopía (eutopía, distopía, heterotopía), diáspora y antropofagia cultural. SONIA GOMES PEREIRA PEREIRA, S. G. Doutorado 2012 HISTÓRIA DA ARTE Brasil-UFRJ TATIANA DA COSTA MARTINS Narrativas de desfiles de escuelas de samba; conceptos de utopía (eutopía, distopía, heterotopía), diáspora y antropofagia cultural. THOMAS AUGUSTO SANTORO HADDAD Narrativas de desfiles de escuelas de samba; conceptos de utopía (eutopía, distopía, heterotopía), diáspora y antropofagia cultural. Jens Michael Baumgarten BAUMGARTEN, J. B. Doutorado 2002 HISTÓRIA DA ARTE Brasil-Universität Hamburg
- Maria Berbara | PPGHA | UERJ
Maria Berbara Maria Berbara es doctora por la Universidad de Hamburgo y es docente de Historia del arte en la UERJ desde 2005. Se especializó en el arte italiano e ibérico creado entre los siglos XV y XVII, como así también en historia cultural, globalismo en la primera época moderna e intercambios intelectuales en el mundo atlántico. Actualmente investiga la historia de Francia Antártica, la imagen global de los tupinambás y la relación entre el arte, las enfermedades y los procesos de conversión en el mundo atlántico durante la primera modernidad. Sus proyectos de investigación individuales y colectivos contaron con financiación de la Fundación Getty, Villa I Tatti, DAAD/Alemania, INHA/París, Fapesp, Faperj, CNPq y Capes. Es becaria del Programa de Incentivo a la Producción Científica, Técnica y Artística de la UERJ (Prociencia) y becaria de productividad del CNPq. E-mail maria.berbara@uerj.br Proyecto de investigación Título La circulación artística y cultural entre Italia, la península ibérica y América durante la primera época moderna Línea de Investigación Arte y Recepción Descripción Los objetivos centrales de este proyecto son el estudio de la recepción de la tradición clásica durante la primera época moderna y lo propio con relación al tránsito de lenguajes artísticos entre Italia, la península ibérica y América Latina en dicho período. Dirijo tesis y tesinas en los siguientes campos: edición y traducción en portugués de fuentes fundamentales de la literatura histórico-artística producidas entre los siglos XV y XVII; investigaciones sobre la tradición clásica, e investigaciones que contemplen la circulación de lenguajes artísticos, discursos, libros y objetos de arte entre distintas zonas del planeta. En tanto, constituyen temas de mi interés más específico la representación del sacrificio en el mundo atlántico durante la primera modernidad; la historia cultural de las pandemias, con énfasis en el continente americano durante los siglos XVI y XVII; Francia Antártica y sus despliegues; el concepto de imperio y sus traslaciones, y la imagen global de los tupinambás.
- Calendário Acadêmico | PPGHA | UERJ
Calendário Acadêmico O Calendário Acadêmico reúne todas as informações sobre as atividades programadas para o ano letivo. Baixe o calendário completo aqui
- Docentes teste | PPGHA | UERJ
Docentes Alexandre Ragazzi Pintura y escultura durante el Renacimiento y el Manierismo italianos; literatura artística; teoría y práctica del arte; modelos artísticos y su recepción. Ana Paula Alves Ribeiro Antropóloga, Profesora Adjunta de la Facultad de Educación de la Baixada Fluminense (FEBF - Departamento de Pedagogía, Formación del Profesorado/UERJ), del Programa de Posgrado en Historia del Arte (PPGHA/UERJ) y del Programa de Postgrado en Culturas y Territorialidad (PPCULT/UFF). Evelyne Azevedo Arte y arqueología; intercambios socioculturales en el antiguo Mediterráneo; recepción de la tradición clásica. Felipe Ferreira Estudios culturales; hegemonía; carnaval; cultura popular; arte popular; arte carnavalesco; personajes carnavalescos; indumentaria carnavalesca. Fernanda Pequeno Arte contemporáneo; arte moderno y contemporáneo en Brasil; instituciones artísticas; feminismos. Igor Simões Articulaciones entre exposición, montaje cinematográfico, historias del arte y racialización en el arte brasileño; Visibilidad de los sujetos negros en las artes visuales. Leonardo Bora Narrativas de desfiles de escuelas de samba; conceptos de utopía (eutopía, distopía, heterotopía), diáspora y antropofagia cultural. Marcelo Campos Arte brasileño; antropología del arte; afrobrasilidad; decolonialidad. Marcos Albuquerque Antropología; etnicidad indígena; antropología del arte; arte étnica; museos indígenas; performance; antropología visual; videos etnográficos. Maria Berbara Renacimiento global; colonialismo y globalismo en la primera época moderna; intercambios culturales e intelectuales en el mundo atlántico; recepción de la tradición clásica. Maurício Barros de Castro Arte, antropología y representación del otro; museos, colecciones y políticas de la alteridad; teoría decolonial y diálogos interdisciplinarios; arte y relaciones étnico-raciales; culturas populares e imágenes de la diáspora africana. Maya Suemi Lemos Arte y música en la primera modernidad: procesos, tránsitos y recepción; el arte y la constitución de la racionalidad moderna; arte, agencia y mediación. Rafael Cardoso Arte brasileño, siglos XIX y XX; artes gráficas y diseño editorial; modernidad y modernismo; teoría de la imagen; historia de la enseñanza artística; exilio, diáspora y transculturación. Reginaldo Leite Es profesor adjunto del Departamento de Teoría e Historia del Arte de la UERJ. Realizó una investigación posdoctoral en el PPGHA / UERJ. Doctor en Artes Visuales por el PPGAV / UFRJ. Magíster en Historia del Arte por el PPGAV / UFRJ, universidad en la cual también se graduó como escenógrafo. Tamara Quírico Imágenes cristianas; la devoción por imágenes en la Edad Media y en la primera época moderna; la religiosidad cristiana y sus manifestaciones entre Europa y América. Vera Beatriz Siqueira Modernismo en Brasil; modernismo global; arte moderno y contemporáneo en Brasil; paisajismo moderno en Brasil; arte y ecología en Brasil; recepción y derivación de modelos artísticos.
- João Cícero Teixeira Bezerra | PPGHA | UERJ
PÓS DOUTORANDOS / João Cícero Teixeira Bezerra Henri-Nicolas Vinet. Paisaje con granja, 1866, óleo sobre tabla, 23 x 52 cm, Colección Pinakotheke. Proyecto: Paisajes, melancolía y modernidades: Vinet, Parreiras y Castagneto Resumen: Este proyecto tiene como objetivo exponer el debate crítico en torno a la representación del paisaje y la naturaleza brasileños por parte de artistas visuales de finales del siglo XIX y XX. El estudio tiene como objetivo reflexionar sobre cómo la identidad cultural brasileña se construyó en torno a un proceso en el que la exposición de la naturaleza a través de paisajes siguió caminos representacionales específicos: 1) mimesis científica y mágica, 2) distorsiones subjetivas de la imagen de la naturaleza y 3) la construcción de una modernidad melancólica a través de la representación del paisaje. Estos caminos modifican la terminología misma del paisaje y obligan a los investigadores a reflexionar de múltiples maneras, dando movilidad a las categorías del análisis crítico, investigando la relación entre las artes visuales y la geopolítica de los espacios representados especialmente, pero no exclusivamente, por estos tres artistas: Henri -Nicolas Vinet (1817-1876), Giovanni Castagneto (1851-1900) y Antonio Parreiras (1860-1937).
- Trancamento de matricula | PPGHA | UERJ
INFORMATIVO SOBRE TRANCAMENTO DE MATRÍCULA - PPGHA/UERJ O trancamento de matrícula no Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHA) da UERJ pode ser solicitado com base nas seguintes diretrizes: Duração Máxima: O trancamento poderá ter duração máxima de 6 (seis) meses, desde que a solicitação esteja acompanhada de uma justificativa assinada pelo(a) estudante e seu(sua) orientador(a), além de documentação comprobatória que justifique a necessidade do afastamento. Impacto no Prazo de Conclusão: A solicitação de trancamento não poderá comprometer o prazo máximo para a integralização do curso, que é de: 30 meses para o Mestrado 54 meses para o Doutorado Procedimentos Após o Trancamento: Após o período de trancamento, o(a) aluno(a) deverá seguir os procedimentos vigentes na ocasião da reabertura da matrícula, ajustando-se às exigências e realizando as adaptações necessárias Desligamento Automático: Caso o(a) aluno(a) exceda o período máximo permitido para a integralização do curso, ele(a) será automaticamente desligado(a) do programa. Para mais informações e procedimentos, os alunos devem entrar em contato com a secretaria do PPGHA ou com seu orientador.